Blog RHThink
Hub de Insights e Opiniões sobre Gestão de Pessoas, Liderança e Comportamento
  • Principal
  • Sobre
  • Contato

15 COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS E PRÁTICAS DE DESENVOLVIMENTO

Pedro Luiz Pereira agosto 24, 2018 Comportamento, Desenvolvimento

Nunca as competências socioemocionais foram tão importantes no contexto organizacional e social. Veja quais são as competências mais apreciadas e exigidas no momento.

Lembrando que o nível de cada uma das competências depende muito do perfil de cada pessoa.

  1. Comunicação – O contexto atual exige pessoas com capacidade de comunicação, pois o mundo é altamente repleto de informações que necessitam ser repassadas o tempo todo.
    Não é preciso ser um exímio comunicador, pois nem todos possuem esta capacidade, no entanto é necessário falar o que é importante na hora certa. A objetividade é imprescindível na comunicação empresarial. Primeiro fale o que é mais importante. Isto também vale para a comunicação escrita. Clareza é outro requisito de destaque. Saiba também como selecionar a informação que é importante para você e analise o que deve ser passado aos outros.
  2.  Interação Social – Interagir socialmente, fazer novas amizades, participar de eventos que congreguem pessoas é importante para a carreira e o futuro profissional. Também é uma forma de se manter atualizado. Nenhum ser humano é uma ilha… Lembre-se disto.
  3. Curiosidade – As mudanças constantes e a velocidade são “coisas” presentes em nosso dia a dia. Aguce sua curiosidade. Veja o que está acontecendo a sua volta. Procure saber sobre novos temas. Experimente novos lugares. Conheça novos sabores e aprenda continuamente.
  4. Pensamento crítico – É preciso analisar e pensar de forma crítica sobre o mundo e as coisas que o rodeiam. Nem tudo o que parece ser, realmente é e, também cada um tem as suas próprias razões. Ter pensamento crítico não é fazer julgamentos, mas sim analisar com profundidade e buscar respostas escondidas. As perguntas são mais importantes que as respostas para fazer com que sua mente se movimente com mais inteligência e velocidade.
  5. Autoconhecimento – O quanto você se conhece? Quais são seus potencializadores e sabotadores? O que faz você mais feliz, temeroso, altivo, inseguro, corajoso? Que forças movem você? Estas respostas você precisa ter para manter uma conexão mais promissora com as outras pessoas.
  6. Controle dos instintos – Ciúme, raiva, inveja, vaidade, orgulho são sentimentos naturais em qualquer ser humano, no entanto é preciso saber controla-los para não meter os pés pelas mãos. Vivemos em constante desafio e ameaça e precisamos agir com consciência nos momentos críticos.
  7. Confiança Equilibrada – É preciso ter confiança equilibrada nas outras pessoas. Confiar demais pode fazer você ser visto como uma pessoa ingênua. Não confiar em ninguém provoca dificuldades para delegar e também conflitos na convivência com os outros.
  8. Liberalismo – Fique atento aos seus preconceitos e suas verdades. Não deixe o
    preconceito impedir você de fazer novas descobertas. O mundo hoje apresenta uma diversidade incrível e é prudente ter uma percepção de cidadão do século XXI. Cuide com brincadeiras e piadas pejorativas.
  9. Otimismo – Não podemos generalizar acreditando que todas as pessoas possuem a mesma capacidade para ver o mundo de forma altamente positiva. Para alguns a vida é um pouco mais dura. Mesmo assim procure forças dentro de você que possam fazê-lo acreditar mais na humanidade e em você mesmo. Pratique a gratidão que acessa as memórias positivas e provoca mais satisfação em viver.
  10. Tecnologia – Não importa mais se você é desta ou daquela geração. Familiarize-se com a tecnologia. Ela está dando saltos extraordinários e você tem que acompanhar este ritmo ou pelo menos tentar. Busque ajuda se for necessário. Participe de palestras e cursos para se atualizar sobre um assunto que faz parte da vida de todas as pessoas.
  11. Aprendizado Contínuo – Nada substitui a leitura. Ela melhora o seu vocabulário e amplia a sua inteligência como nenhum outro meio consegue. Aumenta a sua capacidade de argumentação e crie novas conexões cerebrais de forma mais intensa.
  12. Compartilhe – Distribua novas ideias e compartilhe conhecimento e informações com intensidade. A melhor forma de gravar na memória e por meio do compartilhamento. Oriente seus colegas de trabalho. Quando todos fazem certo. Todos ganham.
  13. Ética e Confidencialidade – Se faço parte de uma organização devo ter consciência de minha responsabilidade. Também devemos ficar atentos aos comportamentos que não vão ao encontro dos valores e práticas da empresa. As regras e procedimentos existem para que os resultados sejam mais positivos. A prática da ética é responsabilidade de todos.
  14. Cooperação – Embora nosso ambiente social seja competitivo precisamos perceber o valor da cooperação entre os colegas de trabalho e os turnos. Quando as pessoas cooperam o ambiente se torna mais amistoso, produtivo e proporciona mais qualidade de vida.
  15. Liderança e Sabedoria – Quando nos tornamos líderes, somos responsáveis pelo nosso trabalho e nossa carreira e também pela carreira e trabalho das pessoas que integram a nossa equipe. O líder se comunica, orienta, treina, desenvolve e acompanha o desempenho dos outros. Observa também a individualidade e possibilidades de cada um.

Este é um fator crítico de sucesso. A máxima “A pessoa certa no lugar certo é vital.”

UM TIME SÓ GANHA QUANDO É MAIS COMPETENTE QUE SEUS CONCORRENTES.

Leia também:

  • CARREIRA PROFISSIONAL – No que você é bom?
  • Você é AMBIVERTIDO?
  • Liderança, Neurociência, Tecnologia e outros papos..
Pedro Luiz Pereira

Pedro Luiz Pereira

Especialista em Neurociência e Neurocoaching, MBA em Qualidade e Produtividade, pós-Graduado em Gestão de Recursos Humanos, graduado em Economia e Administração, analista comportamental PROFILER, professor de pós-graduação, consultor, Hunter e palestrante. Atuou como executivo nas empresas MCI, Datasul, Pollux Automation e ACIJ, ocupando o cargo de diretor executivo durante 4 anos. Autor do livro “Negociação e Tomada de Decisão” e de vários artigos publicados no Jornal ANotícia, Notícias do Dia, Revista ACIJ e Revista Ferramental. Atualmente proprietário da EURHO Consulting, empresa especializada em processos de R&S de técnicos especializados, cargos de gestão, liderança, treinamento e desenvolvimento, executive search, assessment, mentoria, executive coaching e consultoria organizacional.

Mais posts - Website

Redes Sociais:
FacebookLinkedIn

Compartilhar nas redes sociais
Share on Facebook Share
Share on TwitterTweet
Share on Google Plus Share
Share on LinkedIn Share
Tags:socioemocional

Busca

Redes Sociais

  • Popular
  • Recent
  • Desafios da liderança em tempos de popularização do autoconhecimento 07/06/2017
  • Atitudes e crenças que nos impedem de sair da zona de conforto 21/02/2017
  • A Dor de uma Demissão 01/06/2017
  • Gestão e Liderança: Onde uma começa e a outra termina? 12/01/2017
  • Tempo é Vida 06/12/2016
  • 4 ferramentas para RH que você precisa testar agora 22/03/2019
  • INTELIGÊNCIA EMOCIONAL – UMA HABILIDADE NECESSÁRIA 09/01/2019
  • O EFD – REINF – OQUE VOCÊ PRECISA SABER 14/11/2018
  • INSIGHTS PARA UMA BOA AVALIAÇÃO DE REAÇÃO 05/11/2018
  • 15 COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS E PRÁTICAS DE DESENVOLVIMENTO 24/08/2018

Newsletter

Categorias

  • Carreira
  • Comportamento
  • Desenvolvimento
  • Destaque
  • Gestão de Pessoas
  • Liderança
  • Recolocação
  • Relações Trabalhistas
  • Uncategorized
  • Video

Tags

aceitação Analise Transacional aprendizagem atitude autoconhecimento cerebro Ciclo de Vida coaching comunicação criatividade crise cultura organizacional currículo desenvolvimento desqualificação DISC Domenico de Masi eneagrama engajamento entrevista Eric Berne eSocial estratégia facebook feedback Flow Futuro inovação inteligencia emocional lider liderança Maslow mentoring Mindset motivação Muriel James neurociencia perfil comportamental propósito qualificação resiliencia talentos tomador serviço treinamento zona de conforto

Redes Sociais

Facebook

Posts Recentes

  • 4 ferramentas para RH que você precisa testar agora Romualdo Silva
  • INTELIGÊNCIA EMOCIONAL – UMA HABILIDADE NECESSÁRIA Juan O’Keeffe
  • O EFD – REINF – OQUE VOCÊ PRECISA SABER Neise Nascimento