Nunca as competências socioemocionais foram tão importantes no contexto organizacional e social. Veja quais são as competências mais apreciadas e exigidas no momento.
Lembrando que o nível de cada uma das competências depende muito do perfil de cada pessoa.
- Comunicação – O contexto atual exige pessoas com capacidade de comunicação, pois o mundo é altamente repleto de informações que necessitam ser repassadas o tempo todo.
Não é preciso ser um exímio comunicador, pois nem todos possuem esta capacidade, no entanto é necessário falar o que é importante na hora certa. A objetividade é imprescindível na comunicação empresarial. Primeiro fale o que é mais importante. Isto também vale para a comunicação escrita. Clareza é outro requisito de destaque. Saiba também como selecionar a informação que é importante para você e analise o que deve ser passado aos outros. - Interação Social – Interagir socialmente, fazer novas amizades, participar de eventos que congreguem pessoas é importante para a carreira e o futuro profissional. Também é uma forma de se manter atualizado. Nenhum ser humano é uma ilha… Lembre-se disto.
- Curiosidade – As mudanças constantes e a velocidade são “coisas” presentes em nosso dia a dia. Aguce sua curiosidade. Veja o que está acontecendo a sua volta. Procure saber sobre novos temas. Experimente novos lugares. Conheça novos sabores e aprenda continuamente.
- Pensamento crítico – É preciso analisar e pensar de forma crítica sobre o mundo e as coisas que o rodeiam. Nem tudo o que parece ser, realmente é e, também cada um tem as suas próprias razões. Ter pensamento crítico não é fazer julgamentos, mas sim analisar com profundidade e buscar respostas escondidas. As perguntas são mais importantes que as respostas para fazer com que sua mente se movimente com mais inteligência e velocidade.
- Autoconhecimento – O quanto você se conhece? Quais são seus potencializadores e sabotadores? O que faz você mais feliz, temeroso, altivo, inseguro, corajoso? Que forças movem você? Estas respostas você precisa ter para manter uma conexão mais promissora com as outras pessoas.
- Controle dos instintos – Ciúme, raiva, inveja, vaidade, orgulho são sentimentos naturais em qualquer ser humano, no entanto é preciso saber controla-los para não meter os pés pelas mãos. Vivemos em constante desafio e ameaça e precisamos agir com consciência nos momentos críticos.
- Confiança Equilibrada – É preciso ter confiança equilibrada nas outras pessoas. Confiar demais pode fazer você ser visto como uma pessoa ingênua. Não confiar em ninguém provoca dificuldades para delegar e também conflitos na convivência com os outros.
- Liberalismo – Fique atento aos seus preconceitos e suas verdades. Não deixe o
preconceito impedir você de fazer novas descobertas. O mundo hoje apresenta uma diversidade incrível e é prudente ter uma percepção de cidadão do século XXI. Cuide com brincadeiras e piadas pejorativas. - Otimismo – Não podemos generalizar acreditando que todas as pessoas possuem a mesma capacidade para ver o mundo de forma altamente positiva. Para alguns a vida é um pouco mais dura. Mesmo assim procure forças dentro de você que possam fazê-lo acreditar mais na humanidade e em você mesmo. Pratique a gratidão que acessa as memórias positivas e provoca mais satisfação em viver.
- Tecnologia – Não importa mais se você é desta ou daquela geração. Familiarize-se com a tecnologia. Ela está dando saltos extraordinários e você tem que acompanhar este ritmo ou pelo menos tentar. Busque ajuda se for necessário. Participe de palestras e cursos para se atualizar sobre um assunto que faz parte da vida de todas as pessoas.
- Aprendizado Contínuo – Nada substitui a leitura. Ela melhora o seu vocabulário e amplia a sua inteligência como nenhum outro meio consegue. Aumenta a sua capacidade de argumentação e crie novas conexões cerebrais de forma mais intensa.
- Compartilhe – Distribua novas ideias e compartilhe conhecimento e informações com intensidade. A melhor forma de gravar na memória e por meio do compartilhamento. Oriente seus colegas de trabalho. Quando todos fazem certo. Todos ganham.
- Ética e Confidencialidade – Se faço parte de uma organização devo ter consciência de minha responsabilidade. Também devemos ficar atentos aos comportamentos que não vão ao encontro dos valores e práticas da empresa. As regras e procedimentos existem para que os resultados sejam mais positivos. A prática da ética é responsabilidade de todos.
- Cooperação – Embora nosso ambiente social seja competitivo precisamos perceber o valor da cooperação entre os colegas de trabalho e os turnos. Quando as pessoas cooperam o ambiente se torna mais amistoso, produtivo e proporciona mais qualidade de vida.
- Liderança e Sabedoria – Quando nos tornamos líderes, somos responsáveis pelo nosso trabalho e nossa carreira e também pela carreira e trabalho das pessoas que integram a nossa equipe. O líder se comunica, orienta, treina, desenvolve e acompanha o desempenho dos outros. Observa também a individualidade e possibilidades de cada um.
Este é um fator crítico de sucesso. A máxima “A pessoa certa no lugar certo é vital.”
UM TIME SÓ GANHA QUANDO É MAIS COMPETENTE QUE SEUS CONCORRENTES.
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