Há algum tempo assisti um filme chamado O Julgamento do Diabo e uma frase, a meu ver, foi marcante: Não existe atalho para a felicidade!
Pesquisei durante alguns dias para saber o autor da frase e não consegui identificar. Por essa razão vou usá-la sem os devidos créditos.
Você leitor deve estar se perguntando: o que é que tem haver a frase com um artigo de criatividade. Explico, vou mudá-la para: Não existe atalho para a Criatividade!
Desde os meados de 2016 as reportagens, entrevistas com empreendedores, executivos de empresas de sucesso, e artigos de maneira geral vem mencionando que a sobrevivência e o sucesso das empresas e organizações terá como fator fundamental a criatividade.
o processo de criatividade é como a construção de uma estrada, se você tentar encontrar atalhos vai gerar frustração
Citar alguns exemplos é desnecessário. O que me intriga é que na maioria das vezes é apresentado o resultado da criatividade – um produto ou serviço – uma ideia que chegou para revolucionar o mercado, o consumo ou a gestão. Simplesmente mencionam “O QUE” foi feito e os resultados, em raras vezes é mostrado “O COMO” aquelas pessoas e organizações chegaram aos resultados inovadores.
Infelizmente para a maioria das pessoas fica a impressão de que ser criativo é algo mágico ou que apenas um grupo de pessoas especiais conseguem ter esse “dom” da criatividade.
(Leia também – Procura-se: Resolvedores de Problemas)
Posso afirmar que não. Volto a nossa frase inicial: NÃO EXISTE ATALHO PARA A CRIATIVIDADE!
Nenhum desses acontecimentos que trazem resultados inovadores foi fruto de algo de outra planeta ou de inspiração divina. Há um processo, um caminho que necessita ser desenvolvido e que não tem sido explicado nas diversas ocasiões.
Há inúmeras metodologias que despertam a criatividade. Todas elas, com maior ou menor grau de complexidade, possibilitam despertar e acelerar em qualquer pessoa… vou repetir: em qualquer pessoa a criatividade.
De maneira geral o processo de criatividade é como a construção de uma estrada, se você tentar encontrar atalhos vai gerar frustração.
Raramente as ideias chegam instantaneamente. Elas vão sendo desenvolvidas na mente das pessoas criativas algumas vezes por décadas.
Basicamente um processo de criatividade começa com uma análise do cenário, um claro entendimento do problema ou do resultado que se deseja, uma infinidade de ideias – quanto maior o número de ideias, maior a probabilidade de surgimento da solução – uma organização dessas ideias e finalmente colocar a mão na massa ou seja testar. Acredite é necessário passar por todas essas etapas.
Neste ano que se inicia o cenário é propicio para a criatividade. Fazer mais com menos. Abandonar produtos e serviços desnecessários e em seu lugar colocar ideias inovadoras. Ensinar para todos os níveis da organização que a criatividade é possível e sua escala pode passar por pequenas mudanças até soluções sofisticadas e inovadoras.
(Que tal ler também – Atitudes e crenças que nos impedem de sair da zona de conforto)
Solicito um minuto da sua atenção para que responda apenas duas perguntas: você já fez algo diferente e inovador na sua vida que trouxe resultados surpreendentes? Se a resposta foi sim, a segunda pergunta é: será capaz de repetir o processo de como teve a solução criativa?
Pense nisso com extremo cuidado. Se a resposta for negativa para uma das questões está na hora de você pesquisar, aprender e agir. Encontre uma metodologia de criatividade e inovação que seja adequada e coloque-a em prática imediatamente.
Tenha um Feliz 2017 Inovador!
Tags:criatividade, inovação