Blog RHThink
Hub de Insights e Opiniões sobre Gestão de Pessoas, Liderança e Comportamento
  • Principal
  • Sobre
  • Contato

É preciso AMAR, como se não houvesse amanhã…

Lena Souza março 02, 2018 Comportamento

Criamos modelos muito fechados e engessados de como as coisas e as pessoas deveriam SER.

Aceitamos tanto aquilo que vem de fora, damos tanto valor e importância excessiva aos outros, que acabamos esquecendo de nós mesmos e entrando num círculo vicioso chamado INADEQUAÇÃO: sentimos que nosso jeito de ser e nosso modo particular de fazer as coisas é sempre ruim, errado, impróprio, inadequado. Por isso, lembre-se que você é PERFEITO, e isso através da sua IMPERFEIÇÃO. Segue alguns aprendizados sobre a importância da autoestima saudável:

Autoaceitação

Muitas pessoas não se aceitam de verdade, sofrem explicitamente com a auto-rejeição, reprovando a si mesmas e se sentindo inferiores.

A autoaceitação está interligada com a autoestima. É saber que você tem LIMITES e POTENCIALIDADES, e aceitar tudo aquilo que você é, que você faz, fala, pensa e sente.

Aceitação é o poder de olhar para si e continuar com afeto constante, é o ato de dar valor e importância para tudo aquilo que tem dentro de você, seja bom ou ruim.

Aceitar-se é honrar o que você é, e a sua jornada. É dizer SIM para si mesmo, sem esperar nada do outro.

Com tanta pressão pelo perfeccionismo da aparência, passamos a nos cobrar cada vez mais e nos esquecemos da nossa essência, de nossas qualidades e potencialidades, porque estamos vivendo a partir da aprovação do OUTRO.

É preciso AGIR

Acredito que precisamos cuidar tanto da nossa mente quanto do nosso corpo. Este, por sua vez, tem que produzir mais endorfina e serotonina para ter disposição para sair de situações complicadas da vida. Se você não gosta de academia, encontre algo que te dá prazer, seja a dança, a corrida, o vôlei, o futebol. O importante é fazer algo em que você se sinta mais vivo. Dê a si mesmo esse presente.

Encorajamento

Fiz uma lista de coisas que fui extremamente CORAJOSA na minha vida/viradas que eu dei. Todos os dias olhava para aquela lista maravilhosa, e meu sentimento era de ORGULHO e FORÇA.

Com tanta pressão pelo perfeccionismo da aparência, passamos a nos cobrar cada vez mais e nos esquecemos da nossa essência

Chega de comentários sobre aparência

Invista na prática de se colocar no lugar no próximo e CHEGAAAAAAA de comentários sobre magro/gordo, daquele olhar RAIO X de julgamento. Não se sabe a luta que a pessoa está passando, seja ela de saúde, baixa estima, emocional. Se for para fazer um comentário, ELOGIE. Isso sim ajuda a outra pessoa.

Tua profissão pode te ajudar

Eu vejo tantos palestrantes com máscaras do perfeccionismo, julgando, dizendo como é para fazer, como é fácil superar qualquer coisa. Tô longe disso, sou humana, estou em processo de evolução. Erro muito e acerto muito.

O Humor e a espiritualidade

O Bom HUMOR é uma conquista, o bom humor nos torna agradáveis, criativos, naturalmente mais compreensivos, mais saudáveis, mais amorosos. Com bom humor, a situação difícil se torna menos pior. Eu acredito em DEUS e ter um relacionamento com Ele me ajudou muito. Conversar e confiar no seu AMOR me acalmava, me trazia paz. O que funciona para outras pessoas também cada uma com sua devida crença.

Não dê importância às críticas

Tudo aquilo que damos importância cresce e fica mais forte. Definitivamente, se o outro nos der afeto, OK, é ótimo. Mas, se não vier, ZERO problemas também. Precisamos entender que amor PRÓPRIO é TUDO DE BOM na vida. Concentre-se no desenvolvimento e aprimoramento do seu SER, não dando bola para o que os outros querem despejar sobre você.

Dialogue positivamente com sua mente

É muito importante negociar com nossa mente, construindo diálogos POSITIVOS para transformar nossa voz interior crítica e depreciativa numa voz mais amiga e incentivadora. Eu foquei nos seguintes mantras: EU SOU INCRÍVEL; SOU SAUDÁVEL; EU SOU CAPAZ; É POSSÍVEL; e EU MEREÇO.

Comparação

Não se compare a ninguém, a única comparação é consigo mesmo, tentando cada vez mais atingir suas metas.

Troque o vitimismo pela responsabilidade

Temos que ter plena consciência que somos os principais responsáveis pelas coisas que acontecem em nossas vidas e que somos responsáveis pelas escolhas que fazemos.

Dói, mas PASSA…

Quando você está no olho do furacão, parece tããão infinito. É porque você quer se livrar rápido, mas é uma jornada de todo dia resinificar pensamentos/sentimentos e continuar a nadar, seguir em frente, porque a vida é muito boa.

Com amor da magrela e cheia de amor próprio!

Lena Souza

Lena Souza

Graduada em empreendedorismo e RH. Empreenderora, coach, cerimonialista, palestrante, escritora, andragoga, apresentadora de TV. Formação MASTER em PNL, Co-autora do Livro Ser Mais com Palestrante Campeões. Professora Sociesc – FGV / USP Pecege Radialista profissional sob o RP nº 2409 SC Idealizadora da Jornada Positiva @jornadapositiva Presidente da ONG JCI-Joinville em 2015 Senadora nº 75.996 JCI-Internacional - Título vitalício de honraria por trabalhos relevantes. Uma tímida CORAJOSA que viaja o Brasil inteiro, levando uma mensagem de Encorajamento às pessoas.

Mais posts - Website

Redes Sociais:
FacebookLinkedInYouTube

Compartilhar nas redes sociais
Share on Facebook Share
Share on TwitterTweet
Share on Google Plus Share
Share on LinkedIn Share
Tags:amor, empoderamento

Busca

Redes Sociais

  • Popular
  • Recent
  • Desafios da liderança em tempos de popularização do autoconhecimento 07/06/2017
  • A Dor de uma Demissão 01/06/2017
  • As quatro etapas do desenvolvimento 31/08/2017
  • Gestão e Liderança: Onde uma começa e a outra termina? 12/01/2017
  • Será que nossas empresas estão realmente preparadas para os humanos que querem contratar? 21/06/2017
  • 4 ferramentas para RH que você precisa testar agora 22/03/2019
  • INTELIGÊNCIA EMOCIONAL – UMA HABILIDADE NECESSÁRIA 09/01/2019
  • O EFD – REINF – OQUE VOCÊ PRECISA SABER 14/11/2018
  • INSIGHTS PARA UMA BOA AVALIAÇÃO DE REAÇÃO 05/11/2018
  • 15 COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS E PRÁTICAS DE DESENVOLVIMENTO 24/08/2018

Newsletter

Categorias

  • Carreira
  • Comportamento
  • Desenvolvimento
  • Destaque
  • Gestão de Pessoas
  • Liderança
  • Recolocação
  • Relações Trabalhistas
  • Uncategorized
  • Video

Tags

aceitação Analise Transacional aprendizagem atitude autoconhecimento cerebro Ciclo de Vida coaching comunicação criatividade crise cultura organizacional currículo desenvolvimento desqualificação DISC Domenico de Masi eneagrama engajamento entrevista Eric Berne eSocial estratégia facebook feedback Flow Futuro inovação inteligencia emocional lider liderança Maslow mentoring Mindset motivação Muriel James neurociencia perfil comportamental propósito qualificação resiliencia talentos tomador serviço treinamento zona de conforto

Redes Sociais

Facebook

Posts Recentes

  • 4 ferramentas para RH que você precisa testar agora Romualdo Silva
  • INTELIGÊNCIA EMOCIONAL – UMA HABILIDADE NECESSÁRIA Juan O’Keeffe
  • O EFD – REINF – OQUE VOCÊ PRECISA SABER Neise Nascimento