Muitos profissionais buscam o processo de Consultoria de Carreira, pensando somente em desenvolver seus pontos fracos, naquilo que não tem, seus pontos negativos. Porém, pensando em desenvolver somente o que não tem, esquecem de focar no que realmente importa: No que se é bom.
Aqui não afirmo que não é importante trabalhar os seus pontos a desenvolver, é sim, porém antes faça-se as perguntas:
- O que você não tem, está impactando ou prejudicando sua carreira de alguma forma? Caso a resposta a esta pergunta seja negativa, a pergunta seria:
- Será que é possível enfatizar seus pontos fortes, aquilo que tem de melhor, para sobrepor estas faltas?
Insistir em algo que não tem de positivo, pode ao invés de lhe ajudar, trazer frustração para sua vida profissional.
Um exemplo:
Profissionais introvertidos, tendem a acreditar que a introversão é um defeito, que os melhores profissionais, de maior sucesso são os extrovertidos e querem “girar a chave” tornando-se um.
Grande engano, profissionais com este perfil tem habilidades e competências inexistentes no perfil Extrovertido.
pense no que você tem de melhor, suas qualidades o que te destaca como profissional. E valorize-se.
Conheço grandes vendedores com perfil introvertido. Pois souberam enfatizar seus pontos fortes para ter sucesso em suas vendas.
A questão então, não é tornar um profissional introvertido em extrovertido, mas sim aproveitar suas qualidades para tornar-se reconhecido, ser lembrado.
E isto é possível? Claro que sim!
Quando vamos pensar em carreira profissional, a satisfação está ligada também a entregar e focar-se nas suas qualidades. Deixar de lado sua autocrítica, olhando somente o negativo e desenvolver um olhar otimista quanto as suas qualidades.
Vamos lá então? Faça este exercício e pense no que você tem de melhor, suas qualidades o que te destaca como profissional. E valorize-se.
Tags:perfil, pontos fortes, pontos fracos