As empresas Tradicionais ou Padrão se preocupam em extrair conhecimento já as empresas inovadoras em compartilhar este conhecimento, empresas tradicionais querem o melhor resultado X menor custo, empresas inovadoras buscam relacionamento com os clientes e investimento em parcerias, empresas tradicionais também tem como objetivo central o lucro, porém nas empresas inovadoras o lucro é consequência, pois o objetivo é desenvolver a sua missão o lucro é uma consequência.
Essas considerações nos levam há algumas reflexões:
Os profissionais estão preparados para estas mudanças? Muitos ainda acreditam que este novo modelo empresarial não ganhará força no Brasil, mas em um mundo globalizado parece até ingênuo pensar desta forma, a tecnologia irá provocar mudanças significativas nas profissões e no ambiente de trabalho, estima-se que em 2020 haverá de 70 a 80 milhões de pessoas com problemas de colocação profissional, ao mesmo tempo outras vagas com requisitos muito diferentes dos atuais devem surgir, especialistas em gestão de carreira já falam que o currículo será item descartado nas futuras entrevistas de emprego. E as empresas qual o papel delas nesse novo cenário? Percebo que muitas não estão se preparando para as mudanças, pior estão ignorando a possibilidade, porém as que estão conectadas às transformações começam a investir em tecnologia, startups e em conhecer as novas tendências de consumo. As inovações estão acontecendo principalmente dentro do Rh, devemos compreender que os níveis de percepção dos indivíduos não são iguais, tampouco das empresas. Um novo modelo de empresa ou organização deve se pautar em uma profunda consciência, sobre as necessidades das pessoas que atuam nelas. A consciência de observar o significado de suas atividades, responsabilidade social, compartilhamento de espaços e de conhecimento, crescimento coletivo e individual, reconhecimento. Um ambiente de trabalho fértil onde o crescimento seja vertical. Essa consciência também irá exigir dos indivíduos um amadurecimento, para que consigam absorver estas mudanças, nova consciência a respeito de suas responsabilidades, um posicionamento responsivo a respeito do autodesenvolvimento, conhecer sua missão profissional e de vida.
os níveis de percepção dos indivíduos não são iguais, tampouco das empresas
Neste cenário o papel dos líderes é fundamental, são eles as molas propulsoras da verdadeira mudança, esses profissionais farão a diferença dentro das organizações, quando entenderem que liderar é muito mais prazeroso e gera mais resultado do que impor uma autoridade. E se estamos realmente projetando um conceito novo de trabalho dentro das empresas, precisamos repensar a forma de gerar lucro. O lucro isolado gera insatisfações, disputas individuais, insucesso, desavenças e infelicidade.
Inovar é o caminho. E o Processo de Coaching entra como metodologia de inovação neste cenário atual, pois o protagonismo do futuro está nas PESSOAS.
Tags:coaching, conhecimento, desenvolvimento, empresas, inovação