Temos que desmistificar o feedback. Quando um líder diz a um liderado que vai lhe dar um feedback, o liderado começa a tremer e espera o pior. O problema é que tanto líder, como liderado, vêem o feedback de correção como uma bronca, um “puxão de orelha”.
Nenhum líder tem o direito de dar bronca em seus liderados, mas tem direito sim de orientar para o caminho certo, para a execução correta das tarefas, conforme a empresa e o próprio líder esperam.
Isso é feedback: orientação, “ajuste de rota”, desenvolvimento do liderado, correção de algo que não está correto. Assim sendo, fica óbvio que ferramenta poderosa de desenvolvimento de equipe é o feedback.
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Ora, todos nós aprendemos muitíssimo quando erramos, não é mesmo? E não é diferente com os liderados. Eles só precisam receber o feedback corretamente.
Alguns pecados ao dar feedback: usar de linguagem grosseira, xingar a pessoa do liderado, desconsiderar o esforço feito pelo liderado. Lembre-se, ele não errou de propósito!!
O problema é que tanto líder, como liderado, vêem o feedback de correção como uma bronca, um “puxão de orelha”
Algumas dicas para dar um feedback verdadeiramente construtivo:
- Discorra sobre a situação concreta, com fatos e dados e não percepções
- Pergunte ao liderado a razão pela qual algo não saiu conforme o esperado
- Entenda, juntamente com o liderado, as consequências daquele incidente
- Combine o que fazer para consertar o ocorrido
- Verifique o que é necessário ser feito para que aquele incidente não aconteça novamente
Seguindo esse passo-a-passo você irá conseguir fazer com que seu liderado se conscientize do ocorrido, de sua razão e suas consequências. Com isso, a probabilidade daquilo voltar a ocorrer, é bem menor.
Boa sorte e faça uma excelente liderança!!!!
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