Os empregados que trabalham num clima de alta confiança em relação a capacidade de gestão são 50% mais produtivas de acordo com estudo da Universidade de Claremont – California. Eles também são 74% mais engajados e menos estressados.
No Brasil 52% dos empregados não confiam nos altos executivos. Uma grande massa também tem medo em vez de respeito, o que prejudica a adesão as causas da empresa.
O poder muda o nível de empatia das pessoas. Conforme alguém vai galgando degraus em direção ao topo o nível de capacidade de se colocar no lugar do outro diminui.
Para o pesquisador alemão Nikolaus Weiskopf a compreensão do cérebro é fundamental para que a humanidade possa lidar com os desafios da modernidade. Ele, que é diretor no Instituto Max Planck em Leipzig afirma que este será o século da NEUROCIÊNCIA, assim como o século XX foi da cardiologia. Para Allan Jones, presidente do Allen Institute a neurociência vive hoje a mesma excitação que a química teve no século 19. O orçamento até 2022 do Allen é de 1 bilhão de dólares. Para A. Jones a neurociência é a nova fronteira do conhecimento.
(Leia também: NEUROLIDERANÇA – Uma empresa é feita de cérebros)
A Finlandia perdeu posições no teste PISA em razão do excesso de uso de celulares pelas crianças de até 13 anos. (até 10 horas de uso diário). Conforme o finlandês Pasi Sahlberg, um dos mais renomados educadores do país, o uso excessivo de tecnologia pode prejudicar o desempenho na aprendizagem. As pesquisas sobre o assunto continuam. Este assunto foi abordado na Revista Exame de novembro, A Ciência não comprova os benefícios da Vitamina C na prevenção dos resfriados e também questiona sobre a importância do café da manhã, afirmando que o importante é o que você come no decorrer do dia e não somente ao acordar.
Alimentos balanceados, sim garantem mais saúde. A hidratação no entanto é importante para ativar o cérebro desde que você acorda. A ideia de que a melhor refeição é o café da manhã, foi disseminada nos EUA por uma empresa fabricante de sucrilhos.
Em apenas 6 minutos os neurônios reagem aos efeitos do álcool. Ele é uma droga que age do fio de cabelo até o dedão do pé e assim que chega ao cérebro, começa a agir sobre os neurotransmissores provocando relaxamento e bem estar.
Ao nascer temos mais neurônios do que em qualquer outra fase de nossa vida.
No Brasil 52% dos empregados não confiam nos altos executivos
Temos 8 tipos de inteligência:
- INTERPESSOAL (necessária as pessoas que praticam atividades como COACHING)
- Verbal linguística
- Lógico- Matemático
- Musical
- Espacial
- Corporal sinestésico
- Naturalista
- Intrapessoal.
UNICÓRNIO é a designação atual dada as startups avaliadas em mais de 1 bilhão de
dólares.
O foco dado a geração Y nos últimos 10 anos, está agora sendo direcionado para a geração Z a legítima nativa digital que nasceu entre os anos 1995 e 2010.
Pessoas extrovertidas se movimentam com maior velocidade. O mesmo acontece com pessoas que naturalmente são líderes. Em média eles andam 3 passos a frente dos demais.
Pessoas que detém o poder em geral não se sentam de costas para a entrada, seja em salas de reuniões, restaurantes e demais ambientes. Mesas retangulares possuem um local bem definido de poder que é a ponta da mesa – sempre de frente para a porta de entrada. Mesas redondas e ovais são mais adequadas para negociações e entrevistas, pois diminuem a diferença de poder entre as pessoas.
Estuda-se a possibilidade de criação de soldados geneticamente modificados, que seriam biologicamente incapazes de sentir medo, compaixão, arrependimento ou dor. (Este é o lado funesto da tecnologia que vem por ai). Há uma tendência de que a diferença entre as nações mais ricas e mais pobres aumente nas próximas décadas em razão do maciço uso de tecnologia de ponta.
A empresa japonesa Kobe Steel adulterou 20 toneladas de cobre e aço nos últimos dez anos. Esta empresa é a responsável pelo fornecimento de material para 200 fabricantes de carros, aviões e trens, como Honda, GM, Mitsubishi, Boeing e Toyota.
Pessoas extrovertidas se movimentam com maior velocidade
A Kobe Steel usava materiais de baixa qualidade e que em situações extremas pode
provocar quebras e acidentes.
Contar historinhas para as crianças ativa a imaginação, criando novas sinapses. A leitura em voz alta na sala de aula também é importante para ativar novas conexões.
Crianças que aprendem dois idiomas antes dos cinco anos têm estruturas celebrais diferentes. Até esta idade o aprendizado em outras línguas é mais acelerado.
A maior renda média de potencial de consumo no mundo está com as pessoas entre
45 e 59 anos de idade.
Estudo do cérebro humano: O orçamento para bolsas no Brain Institute dos EUA
pulou de 85 milhões de dólares em 2015 para 260 milhões de dólares em 2017. Já
no Human Brain Project na Europa saltou de 20 milhões em 2015 para 120 milhões
em 2017.
Fontes: Revista Exame, Superinteressante, site: The human brain.
Tags:neurociencia, tecnologia