Você notou como aumentou o número de Coaches ofertando seus serviços no mercado? “Nunca na história desse país” vimos tantas escolas de formação fazendo marketing pesado para convencer pessoas comuns que elas podem tornar-se Coach, que esta carreira é linda, brilhante, reluzente, mais folgada e acima de tudo influente na sociedade.
Notou também como às vezes provoca discussões a respeito do papel do Coach – aquela pessoa que estudou, fez uma ou mais formações e resolveu atuar como um profissional que ajuda outras pessoas a enxergar com mais clareza os seus objetivos e também a estruturar planos reais, factíveis, seguros e de certa forma mais rápida – e o centro destas discussões está no fato do Coach ter “cases de sucesso” em seu currículo que o credenciem para ajudar a pessoa que o contratou.
Talvez o que você leia agora te assuste, chateie ou então te faça pensar que eu não sei o que estou dizendo, mas lá vai: Sim, qualquer pessoa pode ser Coach, a carreira de Coach pode ser linda, brilhante, reluzente talvez – foi força de expressão para prender sua atenção no texto –, no lugar de mais folgada eu diria mais flexível quanto aos horários e rotinas, e sim, influente na sociedade.
O que vou dizer agora pode te chatear ainda mais, e talvez você queira parar de ler por aqui: Não, o Coach não precisa ter experiência que o credencie no assunto que o cliente quer tratar, embora isso facilite muito o diálogo e a condução do processo, e isso porque o papel do Coach não é levar respostas ao cliente, mas sim conduzi-lo a encontrar suas respostas através do uso das técnicas que aprendeu na sua escola de formação em Coaching – e essa verdade faz um monte de gente torcer o nariz.
eu não preciso ser Coach para ser um Líder Coach?
O Coach não é conselheiro, terapeuta, treinador ou supervisor. O valor do seu trabalho está em ajudar seu cliente a encontrar clareza nos assuntos para os quais sua visão possa estar turva e ele faz isso usando técnicas que aprendeu e que as aplica em sessões que variam de formato.
Mas e o Líder Coach? Gosto da definição do José Roberto Marques do Instituto Brasileiro de Coaching, onde ele diz que o Líder Coach é um profissional que se apropria do Coaching como filosofia e metodologia de trabalho para conduzir pessoas à alta performance. Isto quer dizer, ele não é Coach, mas sim pode ser fruto de um processo de Coaching ou então alguém que foi capacitado em ferramentas que o permitam agir como um Líder Transformador para as pessoas que trabalham com ele.
Você pode estar se perguntando: Então eu não preciso ser Coach para ser um Líder Coach? A resposta é SIM!
Da mesma forma que o Coach não precisa ser um profundo conhecedor dos assuntos que seus Coachees – assim que chamamos o cliente de Coaching – levam para ele, o Líder Coach não precisa ser um Coach, mas é indispensável que, de alguma forma, ela tenha tido contato com metodologias /ou ferramentas que o façam um profissional diferenciado, que entenda a necessidade de alterar hábitos e atitudes para poder ser considerado Líder pelas pessoas que trabalham com ele.
Por fim, o Líder Coach precisa ser um agente transformador e inspirador, que promova mudanças no clima organizacional de seu time, que ajude as pessoas a se desenvolverem e que acima de tudo não tenha medo de desenvolver novos líderes.
Foto: Freepik
Tags:lider coach