Líderes que conseguem acertar na conexão com seus liderados estão a meio caminho da geração do engajamento. Saber como modular a comunicação e principalmente atender as necessidades de seu time, de maneira personalizada, é fator determinante de sucesso nesta empreitada. Então, quero apresentar para você, à luz da Teoria DISC, quais são as principais necessidades de cada perfil comportamental de modo a auxiliar os líderes que são leitores de meus artigos a saírem na frente neste jogo.
Indivíduos que encontram-se com a maior concentração de comportamentos do tipo Dominante, tem como necessidades:
a) Estar no comando – Não acredito ser correto dizer que perfil dominante é sinônimo de liderança nata, mas o fato é que pessoas que se enquadram neste perfil sentem um gostinho especial quando conseguem estabelecerem-se no comando das coisas.
b) Vislumbrar oportunidades de crescimento – Dominantes são visionários e empreendedores por excelência e como tais, são movidos por desafios ligados a oportunidades que signifiquem vitórias, conquistas.
Desta forma, um líder que consiga aproveitar este interesse por estar à frente, bem como a vontade de enfrentar desafios e crescer destas pessoas que estão em seu time, certamente poderá aproveitar o melhor das competências comportamentais dos indivíduos que estão com seu perfil Dominante mais aflorado.
Existem também aquelas pessoas que encontram-se com maior concentração de comportamentos do tipo Influente e elas têm como necessidades:
a) Viver coisas novas – A rotina costuma não soar muito bem aos ouvidos dos Influentes e para comprovar isso, convido você a observar as pessoas ao seu redor que parecem não ter sossego com atividades, digamos assim, mais processuais. Claro, isso não é uma regra pétrea mas em geral, estas pessoas gostam de descobertas.
b) Poder se expressar – Sabe aquela reunião onde todos estão bem compenetrados e de repente alguém faz uma pergunta e usa na exposição do seu raciocínio alguma frase em tom mais jocoso, sem maldade até? Certamente podemos estar diante de um legítimo exemplar humano em seu estado mais claro de influência…risos. Este é o perfil onde eu tenho maior concentração de comportamentos, por isso gosto muito de falar dele – notem a necessidade do autor em se expressar.
c) Sentir-se prestigiado – Indivíduos Influentes possuem uma necessidade gritante de sentirem-se envolvidos com as situações. É como se o fazer parte da solução tivesse que envolver o seu nome, preferencialmente de forma pública, afinal um dos seus pontos fortes é a sua rede de relacionamentos e contatos. Influentes gostam de fazer parte da solução.
Líderes que conseguem identificar em seu time pessoas com este padrão comportamental – o que não é nada difícil – podem resolver questões muitos difíceis do contexto de negócios como por exemplo, relacionamento com clientes ou ainda ações voltadas para seu time interno, tendo na pessoa do Influente uma base para envolvimento e engajamento das outras pessoas do grupo. É só dar espaço e principalmente alguns “limites” ao Influente e deixar suas competências comportamentais mostrarem ao que vieram. E se calhar, digo ainda: Os Influentes são demais!…risos.
você é livre para optar pelo trabalho que quiser seja ele alinhado ou não com seu perfil, da mesma forma que você também é livre para desenvolver novos comportamentos que estejam mais alinhados com seu propósito profissional
Quem se encontra com maior concentração de comportamentos do tipo Estável, tem como necessidades:
a) Conviver em harmonia – Estar em harmonia com as pessoas que os cercam, é disso que os Estáveis precisam evitar confrontos, investir energia em ações que aumentem a união do time e esta é sua principal estratégia para desenvolver o engajamento das pessoas ao seu redor.
b) Sentir-se seguro e com estabilidade – Ações mais conservadoras são muitas vezes defendidas por pessoas Estáveis justamente porque há uma tendência do conservadorismo evitar o caos. Contudo, não se engane, Influentes não são “quadrados” ou melhor dizendo antiquados, mas sim comportamentalmente mais comedidos. Tudo isso para que o senso de segurança e manutenção da ordem harmônica das coisas possa prevalecer.
Aquele Líder que conseguir identificar estas pessoas no seu time pode, da mesma forma como no caso dos Influentes, utilizar essas competências comportamentais em favor de atividades que envolvam relacionamento. Um bom exemplo disso são atividades de ouvidoria, onde os clientes – de todos os perfis – precisam ser ouvidos e principalmente os ânimos apaziguados. Os Estáveis também são ótimos agentes internos de melhoria do clima organizacional, portanto Líder, seja inteligente e utilize estas pessoas para te ajudar na grande missão de ser o “Guardião do Clima Organizacional”.
(Leia também – Propósito: Cada um tem o seu!)
Por fim, quem encontra-as com maior concentração de comportamentos do tipo Conforme (ou Analítico), tem como necessidades:
a) Fazer certo, o certo – Claro que é saudável que todo mundo faça o que é certo. Certo? Sim, mas lembrem-se que aqui estamos falando de necessidades comportamentais, portanto não é uma questão de opção e sim de PRECISAR FAZER O QUE É CERTO, e neste caso os Analíticos realmente precisam.
b) Ter tempo e condições para se preparar – Programações desprogramadas acabam com a paz e o sossego dos Analíticos. Ao contrário dos Influentes, Analíticos gostam muito de rotinas e controles, afinal elas significam conformidade, o que é uma verdadeira paixão destas pessoas.
Líderes que conseguem identificar estas pessoas em seu time e entregam a elas responsabilidades e desafios que envolvam controle, qualidade e ordem, certamente estarão mais próximos do sucesso do grupo inteiro. Analíticos deixam a sua marca no que se refere a qualidade do que fazem, e ao contrário do que possa parecer, são ótimos com o cumprimento de prazos. Sim, porque muita gente pensa que eles são lentos por conta do perfeccionismo, mas muito pelo contrário: eles são programados e assertivos com aquilo que sabem como fazer e dominam.
Que fique claro que seu perfil comportamental não te sentencia a estar em um determinado trabalho. As indicações que faço neste artigo não são regras irredutíveis, mas sim linhas de ação que utilizam a lógica de aplicação das competências comportamentais. Lembre-se: você é livre para optar pelo trabalho que quiser seja ele alinhado ou não com seu perfil, da mesma forma que você também é livre para desenvolver novos comportamentos que estejam mais alinhados com seu propósito profissional.
Tags:DISC, lider