Dando sequência à série de artigo voltados para cada um dos perfis comportamentais, quero falar hoje sobre o Perfil Estável. Arrisco a dizer que, nos tempos em que temos vivido, o mundo nunca precisou tanto de pessoas preocupadas com a harmonia dos ambientes e relacionamentos como agora e isso é uma ótima oportunidade para nossos amigos Estáveis despontarem.
Pessoas que se enquadram em uma concentração de comportamentos mais intensa no perfil Estável são geralmente muito pacíficas, harmoniosas e de certa foram também amigáveis. Assim como as pessoas de perfil Influente também são voltadas às pessoas mas em uma “batida diferente”. Sua preocupação principal é o bem-estar e principalmente a segurança, por isso o nome do perfil é Estável. Alguns tipos de comportamentos são mais compreendidos por eles tais como: Calma, paciência, gentileza e atenção às necessidades alheias, o que deixa sua marca por onde ele passa sempre de forma tranquila e cadenciada.
(Sugerimos também o artigo: Tempo é Vida)
Cada perfil tem um conjunto de necessidades comportamentais e no caso do Estável são conviver em harmonia e sentir-se seguro. A harmonia é amiga da segurança e ambas são muito amigas da rotina, portanto é bem comum encontrar nos Estáveis verdadeiros amantes de rotina, afinal elas têm mais facilidade em afastar o caos da nossa vida. Estratégias que contemplem estas necessidades comportamentais são muito bem-vindas quando se tem interesse em ampliar o nível de relacionamento interpessoal com indivíduos com alta concentração de comportamentos Estáveis.
o mundo nunca precisou tanto de pessoas preocupadas com a harmonia dos ambientes e relacionamentos como agora
(Leia também: A sutileza da intimidade no ambiente pessoal e profissional)
Da mesma forma que existem necessidades comportamentais, existem também medos que rondam os Estáveis e entre eles os principais são o enfrentamento de conflitos que geram confrontos e também a perda do equilíbrio. Acredito que não seja necessário falar muito a respeito porque se ambas as situações ocorrerem afastamos do indivíduo aquilo que lhe é mais precioso – a ESTABILIDADE. Além desta perda, cair nas armadilhas dos relacionamentos conflitosos faz com que o Estável se iguale ao seu perfil antagônico – o DOMINANTE e isso não é nada agradável para ele.
Portanto se você quiser incomodar ou até afastar um Estável do seu caminho, basta trazer discussões e prazos curtíssimos para cumprir para o convívio diário de vocês. Tenho certeza que isso o afastará de você, mas também poderá afastar aquela grande chance de ter um indivíduo maravilhoso por perto, capaz de tranquilizar e harmonizar as relações.
Por fim, os Estáveis são fantásticos, assim como os Dominantes, os Influentes e os Analíticos. Eles têm capacidades ímpares de relacionar-se com os outros buscando a harmonia e a pacificidade no convívio diário, seja em casa ou na empresa. Corporativamente falando, quando bem aproveitados, podem encarar com aumentar consideravelmente o clima organizacional por meio de sua maneira diferente de encarar os desafios.
Tags:DISC, Estavel, perfil comportamental