Analisando os artigos que escrevi durante os meses em que tenho publicado aqui no RhThink, percebi que todas as vezes que abordei os perfis comportamentais sempre fui pontual e sintético sobre cada perfil porque procurei falar todos eles sempre – Dominante, Influente, Estável e Analítico. Por isso resolvi iniciar uma série de 4 textos, sendo este o primeiro, para tratar em um nível de detalhe maior sobre cada um dos perfis. Seguindo a ordem da sigla, inicio hoje falando sobre o Perfil Dominante.
Pessoas que encontram-se com concentração maior de comportamentos no padrão Dominante, são geralmente mais diretas, comandantes, rápidas e empreendedoras no sentido de buscar objetivos cada vez mais desafiadores. Alguns tipos de comportamentos são mais compreendidos por eles tais como: Autoconfiança, Rapidez, Dinamismo e Foco nos Resultados, tornando seu relacionamento com pessoas que também se comportam da mesma forma, por vezes muito mais fácil.
Cada perfil tem um conjunto de necessidades comportamentais e no caso do Dominante são estar no comando e vislumbrar oportunidades de crescimento. A natureza do comando nas atividades é algo absolutamente necessário para a vida de um indivíduo que está neste perfil e isto não tem relação alguma com a liderança, tanto que existem dominantes que nunca exerceram qualquer papel de liderança ou de gestão, mas que comandam seus grupos, suas famílias, seus colegas, mesmo que indiretamente.
Por ter a rapidez como uma de suas características principais, está entre suas principais dificuldades a compreensão de ritmos mais cadenciados – para não dizer lentos – que o seu. Da mesma forma, pode-se dizer que a calma também não é um dos seus fortes, afinal sua fome por crescimento e atingimento de objetivos geralmente é maior do que sua paciência com os outros. Isto pode gerar conflitos diretos com pessoas que gostam de ir com menos sede ao pote do que eles.
Os ambientes mais favoráveis para seu melhor desempenho são aqueles que valorizam a funcionalidade, ou seja, onde todo mundo sabe o seu lugar e suas tarefas. Ambientes dinâmicos também são ótimos para os dominantes porque neles é possível imprimir um ritmo mais acelerado. Em ambos os casos, o espaço para agir e expressar toda a sua habilidade de comando é fundamental para que seu desempenho seja, no mínimo ótimo.
Por ter a rapidez como uma de suas características principais, está entre suas principais dificuldades a compreensão de ritmos mais cadenciados – para não dizer lentos – que o seu.
Apesar do termo Dominante ser imponente, existem alguns medos que cercam este tipo de pessoa. Os dois principais são a possibilidade da perda do comando e/ou da autonomia, fazendo com seu sono esteja bem comprometido com a simples possibilidade disso acontecer. É relativamente fácil explicar conflitos de relacionamento entre perfis antagônicos, como Dominante e Estável, porém a possibilidade de perder comando e/ou autonomia é algo que pode causar conflitos de relacionamento entre Dominantes – gosto de ilustrar isso na natureza contextualizando com a existência de, geralmente, 1 macho alfa por bando, dependendo da espécie que se está analisando. Entendeu né?!
Porém, falando em conflito, é realmente muito mais fácil identificar possibilidades dele acontecer com pessoas de perfis diferentes que “se atrevam a atravessar o caminho de um dominante”…risos. Isto por algumas coisas os incomoda muito, como por exemplo a falta de foco – muito presente em indivíduos do perfil Influente (e olha que né questão de antagonismo) – , a lentidão – muito presente em indivíduos de perfil Estável e também Analítico – e por fim o excesso de descontração e sentimentalismo – muito presente em indivíduos do perfil Influente. Portanto se você quer ter um ótimo relacionamento com um indivíduo de perfil Dominante, não custa nada observar este último parágrafo…risos.
(Sugerimos também o artigo: Eneagrama e Inteligência Emocional)
Por fim, os Dominantes são fantásticos, assim como os Influentes, os Estáveis e os Analíticos. Eles têm capacidades ímpares de atingir objetivos por meio da sua facilidade em comandar, e na empresa, quando bem aproveitados, podem encarar com bravura os desafios cotidianos e chegar mais longe.
Tags:DISC, perfil dominante