Quando vou falar de redes sociais com meus assessorados no trabalho de Consultoria de Carreira, costuma ser polêmico.
Saber o que postar, como posicionar-se sem se expor e acabar perdendo uma excelente oportunidade por isso.
Há alguns dias vi uma postagem na rede social de uma colega, que explica muito bem sobre este posicionamento:
“Muitas pessoas não sabem disso, mas é possível você ler algo que não concorda na internet e simplesmente seguir sua vida” (autor desconhecido).
Por isso aqui vão algumas dicas de como não se expor desnecessariamente na rede social:
1) Se está na internet é público, não existe este negócio de Facebook é pessoal e LinkedIn é profissional, se você colocou lá, dá o direito a quem quer chegar até a informação. Da o direito a quem está fazendo processos seletivos com você, dar uma “espiada”;
Não poste nada em uma rede social, que você não colocaria em um outdoor.
2) Minha sugestão é: temas polêmicos (política, futebol, etc.) não se discute na rede. Guarde sua opinião para uma roda de conversa com seus amigos e família, para aqueles que não irão interpretar de forma errônea o que quer dizer e vão entende-lo;
3) Sim, há diferença de postagens no LinkedIn e Facebook. O LinkedIn tem como proposta temas profissionais | mercado | networking, e só. OK?
4) Você não precisa mascarar suas ações. Não está proibido de sair com os amigos, ou ir a um barzinho, a questão é quando você faz isso, qual a periodicidade disto.
5) E não menos importante: Cuidado – não faça de sua rede social seu muro de lamentações.
Para concluir, certa vez fui em um curso sobre marketing pessoal e a palestrante falou: Não poste nada em uma rede social, que você não colocaria em um outdoor.
O que acha de agora dar uma espiada na sua rede social e avaliar como você está interagindo com ela?
Tags:aceitação, aprendizagem, comunicação, facebook, linkedin