Nas empresas, é cada vez mais comum – e necessário – encontrar talentos que tenham habilidades para resolver problemas. Profissionais que conseguem propor soluções inovadoras, são altamente valorizados. O grande problema é: esta disciplina não é ensinada na sala de aula!
Na falta desta competência é muito comum, encontrarmos o caos quando os profissionais são requisitados para resolver problemas. Muitas vezes, para mostrar que são capazes, saem “correndo” resolver um problema que nem mesmo sabem a origem ou motivos da ocorrência.
Diante disso, para ajudar, segue aqui algumas dicas para ajudar você a ser um super resolvedor de problemas (se você realmente quiser):
1. Investir tempo para saber o que realmente está acontecendo: É preciso capacidade de avaliação ampla e sim, ouvir outras pessoas, que ou já passaram por problemas similares ou estão de algum modo envolvidos e poderão ajudar. Infelizmente é cada vez mais comum que as pessoas tenham dificuldade em investir tempo para ouvir. Fazer este exercício, ajuda a ter mais informações para definir a melhor estratégia para solucionar os problemas com mais segurança e precisão. (Leitura sugerida – Por que ninguém me escuta?)
2. Encarar problemas como desafios: A forma como encaramos o problema está diretamente ligado ao sucesso da solução. Se olhamos para o problema como um fardo, ficará de fato ainda mais pesado. Se conseguirmos olhar como um desafio, teremos mais energia para acelerar a solução e a satisfação após a solução será muito mais no nível de celebração da vitória, do que, ter se livrado do problema.
Profissionais que conseguem propor soluções inovadoras, são altamente valorizados
3. Melhor que resolver é estancar o problema: Resolver o problema é ótimo, melhor ainda é, em conhecendo sua origem, saber como evitar que volte a acontecer, e mais: compartilhar a experiência com a empresa de modo geral. Perde-se muito tempo e energia na empresa (e é bem comum) resolvendo o mesmo problema diversas vezes por não existir um plano de alinhamento das melhores práticas compartilhado. (Leia também – Confiança e Verdade)
Bom, a grande verdade é que nas empresas são pouco os que desejam ser resolvedores de problemas até por medo de interferência na qualidade de vida. Ocorre porém, que é fato que os profissionais mais bem preparados, que buscam conhecimento contínuo, tem interesse pelas demais áreas da empresa e sede por saber mais, de posse dessa combinação estão certamente mais preparados para resolver problemas com base no conhecimento (seu ou compartilhado), as empresas agradecem, afinal, problemas estão aí todos os dias.
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