Propósito é uma palavra que, assim como algumas outras, está em evidência – para não dizer “na moda” – ultimamente. Mas afinal o que é um propósito e o que isso tem a ver com a Liderança?Como um Líder pode gerar engajamento em seus liderados usando o propósito de forma nobre?
Durante o dia de hoje estava lendo um livro sobre Liderança e me deparei com uma frase que me chamou muito a atenção: Seja, no mínimo, relevante. Foi impossível não relacionar isso com o propósito de vida. Aprendi com o Roberto Tranjan, na primeira vez que o ouvi falar, que um propósito é bem diferente de um desejo.
Segundo Tranjan, a diferença fundamental entre um propósito e um desejo, é que o propósito precisa abundar de você para o mundo que te rodeia, enquanto o desejo é algo que você quer para si e que necessariamente não influencia os outros. Imagine, por exemplo, que você quer constituir um negócio, onde pretende aplicar todos os seus conhecimentos e experiência para ganhar dinheiro e conquistar sua independência financeira. Fica nítido que isso é um desejo seu, ao passo que se você resolver direcionar toda a sua experiência e conhecimentos para apoiar empresas que precisam de ajuda em algum tema que você domina e o dinheiro vira somente consequência do encontro de suas forças com o potencial crescimento daquele negócio que você apoiará, aí sim temos um propósito.
Há uma nobreza especial em um propósito porém, apesar de ser algo que está em muita evidência nos dias de hoje, poucas pessoas sabem perfeitamente qual é o seu. Aliás, você já parou para pensar em qual é a utilidade que sua vida tem nesse mundo? Para que serve sua vida e todas as forças que você possui? Sim, porque você possui forças que são só suas, amparadas pelos seus valores e crenças e que podem te levar longe ou então só até ali a porta da sua sala.
um propósito é bem diferente de um desejo
Tempos atrás, fui questionado por uma pessoa sobre o modelo de geração de engajamento dos liderados a partir da analogia com a Hierarquia das Necessidades Humanas de Maslow. Segundo ele, aquilo era algo muito atrasado e que o negócio agora é o propósito – ah, a moda! É claro que o propósito é importante e feliz do líder que consegue entender o propósito de seus liderados em uma relação transparente e direta para saber se ele pode estar alinhamento com o propósito e os rumos da empresa.
Talvez as perguntas do penúltimo parágrafo acima ainda estejam na sua cabeça e sem resposta. Este é o ponto – É preciso identificar qual é o seu propósito e isso, ao contrário do que muita gente pensa, não acontece do dia para a noite com uma língua de fogo que desce do céu trazendo um envelope dourado com um papel dentro escrito “Este é seu Propósito”. Conheço pessoas com mais de 20 anos de experiência profissional que não conseguem responder quando perguntados qual é o seu propósito.
(Já leu o artigo Salário Emocional?)
Mas calma, não desanime! Encontrar o seu propósito não é algo tão difícil, só requer cuidado para que seja verdadeiro. Quando meus clientes chegam neste ponto, gosto de usar esta pergunta: “Se você pudesse se dar ao luxo de trabalhar de graça usando todas as suas forças, tudo o que você sabe fazer de melhor, qual seria o seu trabalho?”. Quando as pessoas param e pensam – de verdade – para responder esta pergunta, aí sim parece que a língua de fogo desce do céu mesmo, trazendo o envelope dourado com o papel escrito “Este é seu propósito”.
Quando você encontra o seu propósito, encontra também a relevância da sua vida nos contextos onde está inserido – profissional, amigos, família, casamento – e começa a encarar a vida de ma forma diferente. Seus pensamentos e decisões passam a estar embasados na resposta daquela pergunta “Minha vida neste mundo é útil para…”. E para aqueles que seguem códigos fundamentados em fé ou religião não se preocupem, pois sua vida pode ter um propósito nobre e isso certamente pode agradar ao Àquele a quem você chama de Deus.
Um propósito dá significado para a vida, suporta nossas escolhas e melhora nossos relacionamentos. Além disso, traz clareza e utilidade para nossas forças, nos ajuda a mitigar nossas fraquezas e faz com que nossa vida nesse mundo não passe em branco. Ah, só nunca se esqueçam que seu propósito precisa afetar positivamente o mundo à sua volta, caso contrário ele é só um desejo.
Quer mais ajuda para suportar sua busca pelo seu propósito? Recomendo novamente a leitura de FLOW do Mihaly Csikszentmihalyi e também FLORESCER do Martin Seligman. Ah, e se precisar de uma ajuda mais personalizada, recomendo que você procure um Coach – estou à disposição!
(Dica: Assista ao TED – Fluidez, o segredo do sucesso – Mihaly Csikszentmihalyi)
Tags:desejo, propósito