Hoje quero falar um pouco sobre um perfil de comportamento muito interessante que é o Influente. Antecipadamente te peço desculpas se em algum momento minhas palavras parecerem exageradas ou então bondosas demais, mas é que esta é a dimensão comportamental mais presente em mim e sobre a qual já desenvolvi, como a Simone Klober gosta de dizer, “okeidade”. Aliás, aproveitando a deixa, gosto sempre de dizer aos meus clientes que o autoconhecimento a respeito do seu perfil comportamental é, antes de tudo, um grande exercício de aceitação de si mesmo.
(Leia também – No comportamento humano, 1 + 2 pode ser igual a 5!)
Pessoas que se enquadram em uma concentração de comportamentos mais intensa no perfil Influente são geralmente muito comunicativas, amigáveis, de certa forma descontraídas e gostam muito de juntar tudo isso para exercer influência sobre as pessoas e sobre o meio onde vivem. Alguns tipos de comportamentos são mais compreendidos por eles tais como: Extroversão, descontração, bom humor e construção de relacionamentos, tornando seu relacionamento com pessoas que também se comportam da mesma forma, por vezes muito mais fácil.
Cada perfil tem um conjunto de necessidades comportamentais e no caso do Influente são viver coisas novas, poder se expressar e sentir-se prestigiado. Das três, é possível que o poder se expressar seja a mais forte de sua natureza tornando-se assim algo absolutamente necessário para a vida de um indivíduo que está neste perfil. Isto faz com que os Influentes sejam facilmente identificados em meio à multidões porque, como gosto de dizer, “fatalmente” eles serão notados.
(Sugerimos também: Aceitação e Mudança, a mesma face da moeda)
Sua necessidade de viver coisas novas o afasta sistematicamente do amor pelas rotinas, o que pode fazer com que suas principais dificuldades sejam a organização, o controle e principalmente a concentração em atividades que exigem atenção e detalhe. Por isso seus os melhores ambientes de trabalho que favorecem seu desempenho são aqueles onde reina a interatividade e o dinamismo, com um viés muito forte pelas atividades que exigem alto nível de socialização. É necessário apenas tomar cuidado com seu nível de “acabativas” para que ele não incorra no erro de começar e não terminar suas coisas – bem típico de alguns tipos de influentes.
Existem alguns medos que cercam as pessoas que encontram-se neste perfil e os principais são a rejeição e o isolamento, o que é plenamente compreensível uma vez que uma de suas características mais forte é justamente o relacionamento interpessoal. Influentes gostam de construir redes e de colocar esta sua rede ao dispor dela mesma, tendo como retroalimentação o reconhecimento e o prestígio gerado quando alguém lhe dá um feedback positivo sobre algo que conseguiu com ajuda desta rede. Isolar e/ou rejeitar um influente causa uma tristeza imensa porque ataca justamente sua capacidade principal que é de construção de relacionamentos.
Cada perfil tem um conjunto de necessidades comportamentais e no caso do Influente são viver coisas novas, poder se expressar e sentir-se prestigiado
Porém, se você quiser incomodar ou até afastar um influente do seu caminho, basta trazer excesso de regras e rotinas para o convívio diário de vocês. Isso funcionará como um enorme repelente aos influentes que te cercam, o que eu, particularmente, considero uma enorme maldade…risos.
Por fim, os Influentes são fantásticos, assim como os Dominantes, os Estáveis e os Analíticos. Eles têm capacidades ímpares de atingir objetivos por meio da sua facilidade em se relacionar com os outros, e na empresa, quando bem aproveitados, podem encarar com mais leveza e alegria os desafios cotidianos e chegar mais longe.
(Sugestão do editor: Assista ao Vídeo – Mapeamento de Perfil Comportamental DISC)
Tags:DISC, influente, perfil comportamental