Segue abaixo breve resumo do vídeo, se preferir pule direto para o final da pagina e assista ao vídeo na integra.
Como é esse processo em sua empresa? Como você faz um recrutamento dessas pessoas que se destacam por ter uma habilidade técnica muito boa, fora da curva e que vão multiplicar conhecimento?
Quero dar algumas dicas bem pontuais, para você observar essas pessoas que vocês escolhem dentro da empresa, alguns cuidados que vejo acontecendo nas empresas e às vezes isso causa um resultado muito importante, a falta disso também impacta no resultado do treinamento.
Os multiplicadores de conhecimento são pessoas diferenciadas nos seus assuntos, mas elas precisam receber suporte didático e de comunicação, porque são pessoas que sabem ensinar ali no dois a dois, mas talvez não tenham habilidade de estar ensinando em um grupo.
Algo que percebo na maioria dos multiplicadores, é que temos que tirar o layout nas empresas de um atrás do outro e colocar o layout de U, de roda, o objetivo do treinamento é trazer o princípio da andragogia que é a troca de experiência. Ninguém aguenta mais o treinamento monólogo e slides.
O facilitador de treinamento tem que ter o conhecimento básico de condução de grupos, é muito mais de que oratória, conhecer didática, layout, dinâmicas, saber como nós armazenamos informações, saber como o cérebro funciona, entender como o adulto se motiva, como se engaja, esses são os segredos da andragogia, que faz o treinamento dar resultado.
Em um treinamento o adulto tem que ver que o facilitador de sentindo pra ele em suas atitudes.
O facilitador não pode colocar as regras, quem cria as próprias regras é o grupo. A andragogia não é algo igualitário, todo mundo esta ali para aprender.
Quem entende de andragogia nem chama de aluno, chama de participante, de time, são esses segredinhos que a gente precisa saber um pouco mais pra entender metodologias que levam você a criar um treinamento com resultado, para que as pessoas saiam dali com algo diferente.
Para finalizar, a gente aprende só 10% ouvindo e 20% lendo e ouvindo, então se a pessoa fica só no slide só falando as pessoas retém só 20%. Nós aprendemos 80% quando fazemos e 95% quando compartilhamos, então por isso a importância de quanto mais eu compartilho e quanto mais o participante compartilha mais ele se apropria, mais ele toma um comportamento diferente.
Tags:andragogia