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As principais dores dos executivos brasileiros

Fabricio Albrecht maio 09, 2018 Comportamento, Destaque, Liderança

Recentemente estava conversando com um parceiro de negócio a respeito das principais agruras que assolam os executivos brasileiros. Depois desta conversa, resolvi ir mais além e conversei com alguns clientes meus para validar este assunto e cheguei em uma lista de 5 dores que assolam empresários, vice-presidentes, diretores, sênior managers, enfim, profissionais de nível estratégico nas empresas brasileiras. O resultado divido com vocês aqui neste texto.

Dor número 1 – Descompasso entre o stress produtivo e o abusivo por conta do baixo nível de humanização dos ambientes de trabalho. Nas organizações modernas e, principalmente naquelas de alto desempenho que exigem metas agressivas de resultados e de crescimento, muitas vezes os objetivos organizacionais se sobrepõe de maneira excessiva sobre os interesses das pessoas, levando a um ambiente de stress também excessivo, e portanto acima do nível de stress produtivo, com perda de performance, qualidade de vida no trabalho e motivação. O remédio para esta dor está na resposta da pergunta: Como calibrar o stress para máxima performance, e ao mesmo tempo preservando o interesse das pessoas nas empresas e a humanização das relações de trabalho?

Dor número 2 – Jogos de poder como geradores de conflitos e confrontos. Vemos muitas iniciativas voltadas para Gestão de Conflitos por meio de programas de desenvolvimento, team buildings entre outros, porém pouco se aborda sobre a questão dos conflitos não resolvidos por conta de interesses pessoais maiores. O remédio para esta dor está na resposta da pergunta: Como gerenciar conflitos em ambientes onde os Jogos de Poder tem forte presença, principalmente nos níveis estratégicos da organização?

Dor número 3 – Gestão de expectativas de carreira das diferentes gerações. Muito se ouve falar a respeito das gerações X, Y, Z, millenials, mas o que de fato tem sido feito com efetividade para o melhor aproveitamento e retenção de mão de obra em ambientes plurais com relação à gerações? O remédio para esta dor está na resposta da pergunta: Como implementar políticas efetivas de gestão de carreira e retenção de profissionais de diferentes gerações em empresas de alto desempenho?

pouco se aborda sobre a questão dos conflitos não resolvidos por conta de interesses pessoais maiores

Dor número 4 – Delegar x Centralizar x Delargar. Uma das competências comportamentais de liderança mais exigida é a Capacidade de Delegação. Seja por medo de abrir mão de responsabilidades com um “que” de exclusividade ou então por medo de suas equipes não conseguirem responder às expectativas, não delegar pode causar consequências de grande impacto sobre a organização e as pessoas:

– falta de tempo e foco nas questões estratégicas (responsabilidade primárias dos dirigentes)

– deficiência no aprendizado das pessoas.

Porém é importante também que há uma grande diferença entre delegar e “delargar”. Delegar envolve a “passagem do bastão” e isso exige alinhamento, cuidado e continuidade, algo bem diferente do tão conhecido “toma que o filho é teu”. O remédio para esta dor está na resposta da pergunta: Como delegar com segurança e efetividade?

Dor número 5 – Entendimento do erro produtivo. Um dos temas bastante discutidos na atualidade é a Inovação. Temos visto muitos negócios surgindo em formatos mais simples – start-ups – a partir de iniciativas inovadoras. Porém, em empresas de modelagem mais complexa e tradicional, o que vemos muitas vezes é um ambiente onde o erro é visto como demérito, independentemente de suas causas. O reflexo disso é o baixo nível de inovação por conta do medo que as pessoas têm de errar e com isso receber algum tipo de punição, perder a promoção ou aumento salarial, e quem sabe até o próprio emprego. O remédio para esta dor está na resposta da pergunta: Como aprender com as start-ups a criar um ambiente onde o erro produtivo é visto como parte normal e integrante dos processos de inovação, ousadia e ruptura?

E você, concorda com a visão destes executivos? Adoraria continuar este assunto com você, portanto fique à vontade em me enviar seus argumentos para o e-mail fabricio@fabricioalbrecht.com.br . Prometo que responderei a todos.

Fabricio Albrecht

Fabricio Albrecht

Fabricio Albrecht é Consultor, Coach e Professor. Atua com Mapeamento de Perfis Comportamentais, Coaching e Consultoria de Carreira, Liderança e Estratégia de Negócios. É Sócio Fundador da ALBCON CONSULTORIA, Consultor Associado da STATO CONSULTORIA e Professor nos programas de Pós-Graduação da FGV, UNISOCIESC e UNIVILLE. Mestre em Administração Estratégica pela PUC-PR, Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching e Master Analista Comportamental DISC pela Coachecom.

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Tags:autoconhecimento, lider, liderança

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