Segue abaixo breve resumo do vídeo, se preferir pule direto para o final da pagina e assista ao vídeo na integra.
Como consigo o comprometimento da minha equipe? O engajamento. Como faço que eles vistam a camisa da empresa?
Fácil? Não, não é muito fácil!
Ouço muitos falarem que a geração Y é difícil, eles não querem nada com nada. Vejo lideres colocando a responsabilidade do comprometimento somente nas costas das equipes.
Algumas pessoas de fato não querem se comprometer, mas isso independe de geração, de idade, se é homem ou mulher, tem pessoas que de fato não se comprometem.
Você líder tem uma responsabilidade tremenda em motivar sua equipe. A sua equipe é a sua cara, se tem alguma coisa em sua equipe que não esta legal, a primeira coisa que você tem que olhar é para você mesmo, o que estou fazendo de errado? O que estou deixando de fazer?
Algumas coisas que ajudam a gerar comprometimento:
CLIMA ORGANIZACIONAL: Você é extremamente responsável, porque se você entra em sua empresa de bom humor, dando bom dia, sorrindo, isso ajuda muitíssimo no comprometimento, porque ninguém gosta de trabalhar em um local onde o clima é ruim.
GESTÃO DA SINGULARIDADE: Se você tem 10 pessoas em sua equipe, são 10 pessoas diferentes, você não vai conseguir engajamento tratando todo mundo igual. Você não pode tratar todo mundo igual, as pessoas não vão se sentir satisfeitas.
FEEDBACK: É simplesmente um ajuste de rota, ou um reforço, elogio. Todos precisam de feedback, precisamos saber como estamos indo.
AUTONOMIA: Deixe sua equipe trabalhar e confie em sua equipe. Se você contratou alguém para trabalhar essa pessoa deve ser boa, se não nem deveria ser contratada. Você não pode tratar como uma maquina, seu liderado não irá usar o potencial que ele tem.
Se você conseguir colocar esses 4 pontos em pratica no seu dia e dia, tratar seus liderados com muito respeito, porque todo mundo merece respeito, entender que sua equipe esta ali para te ajudar a chegar nos seus objetivos, porque você sozinho não chega nos seus objetivos. A hora que fizer tudo isso tenha a certeza que a sua equipe estará muito mais comprometida.
Tags:clima organizacional, coaching, comportamento, feedback, gestão de pessoas, lider, liderança